Meu cisto de artêmia não eclode

Artêmia hoje é a base principal para alimentação de peixes ornamentais, principalmente os alevinos, por isso sempre compramos cisto para eclosão.

Por ser o melhor alimento para alevinos de peixe, no meu caso o Guppy, o preço deste alimento não é tão barato. Hoje em média varia de R$100,00 a  R$120,00  reais o kg.

Cisto Artêmia Embalagem 1KG

Cisto Artêmia Embalagem Pote 500g

Por mais que o cisto seja de ótima qualidade, sempre vai existir outros fatores que poderão atrapalhar na eclosão: 
  • A quantidade exata de Sal;
  • A Quantidade de cisto;
  • Clima
  • etc.
Por isso passei um bom tempo com problema na eclosão, após alguns contatos e dicas de amigos criadores, o HM BETTAS Hamilton criador de Bettas na Bahia me passou a receita correta.

Passar o cisto por 3 minutos no cloro, isso mesmo deixar dentro da solução por 3 minutos.

Após este tempo lava-se o cisto e o coloque para eclodir, pronto eclosão com sucesso.

O cloro deixa a casca do cisto mais fina, além disso elimina todo tipo de bactérias ou infecções caso tenha.

Aproveite a ideia e compartilhe, este é o caminho do sucesso.

Att,

Fernando Rocha - Central Guppy




Comentários

  1. qual a quantidade exata de sal para eclosao de artêmias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faço essa medida exata, apenas controlo o tempo..

      Excluir
  2. que tipo de cloro seria esse?
    eu comprei esses mesmos cistos artemias salinas do RN
    porem não eclodem de jeito nenhum
    um amigo com experiencia no ramo tentou também e nada
    não to colocando a culpa na empresa talvez um lote ruim sei la tive o azar de pegar um que não eclode pode me da uma força ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu não media exatamente a quantidade de cloro, eu separava a quantidade para eclosão, e nela coloca o cloro um pouco acima da quantidade, e ficava mexendo por 3 minutos, e retirava o cloro, eu lavo com água usando uma peneira para cisto, e pronto, porque o cloro vai deixar a casca mais fina, assim facilita a eclosão, acredito qu seu cisto não foi secado direito...
      Caso não funciona como vc disse, deixa ele secar no sol uns dias, mas não deixa ele ficar após às 17, porque o tempo vai ficar frio após e acaba fiando úmido novamente.
      Espero que te ajude, caso contrário volte e relate..

      Excluir
    2. também não estou conseguindo, ja fiz o procedimento do cloro lavei bem lavado, para lavar eu peguei um pote de sorvete e ao funco coloquei colado uma tela de serigrafia de 120 fios não passa nem pó de café só passa água, sal eu tentei os 2 tipo sal de cozinha e sal grosso, vou tentar agora com sal bovino

      Excluir
  3. Eu ja usei esse processo de decapsulacao de artemia e funciona bem. So tive um problema em relacao a quantidade de ovos e a temperatura que a solucao atinge durante o processo, perdi o batch e a partir desse dia, diminui a quantidade de ovos e nao tive mais problema. Se quiser pode conservar os ovos decapsulados em uma solucao salina forte na geladeira por uma semana, quando quiser eclodir mistura uma colher de sopa de ovos em agua sem cloro corrige a salinidade poe um pedra porosa
    e eles eclodem sem problema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Minha fêmea de Guppy pariu, e agora?

Alimento caseiro para peixe

Como eclodir cistos de Artêmia Salina?